• +351 227 446 546
  • geral@cspb.pt
C.S.P.B

Centro Social Paços de Brandão

 

O Centro Social de Paços de Brandão (CSPB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, registada a título definitivo na Direção Geral de Solidariedade e Segurança Social, desde 28 de Janeiro de 1983, como Instituição de Utilidade Pública, com sede na Urbanização das Brévias, Rua 5 das Brévias nº.68, freguesia de Paços de Brandão. Esta instituição tem por objetivo contribuir para o bem-estar social, auxiliando todos os cidadãos na sua realização pessoal bem como na dignificação humana das suas condições de vida.

O Centro Social de Paços de Brandão tem no seu percurso um longo historial de atividades destinadas à população local. Desde a sua fundação em 29 de Outubro de 1982, que o Centro dinamiza na comunidade diversas atividades sociais e culturais. Muitas das iniciativas que foram realizadas ao longo destes mais de 30 anos, tiveram o reconhecimento público devido, com a atribuição do Estatuto de IPSS em Janeiro de 1983.

Deste modo, tem sido possível desenvolver diversos projetos sociais para dar resposta às carências existentes, consolidando-se estratégias de continuidade e de excelência de serviços através de atividades inovadoras nas áreas da solidariedade social e da cooperação.

No que respeita à missão e visão, o CSPB estabelece:
 

Missão: Prestação de serviços à comunidade, disponibilizando respostas inovadoras que vão ao encontro das suas necessidades.

 

Visão: Ser reconhecida como uma IPSS pioneira e de referência na implementação de políticas e práticas de solidariedade.

 

Valores: A Procura do Bem Comum; O Respeito e a Abertura ao Outro; A Justiça e a Equidade; O Trabalho em equipa e a Entreajuda; O Profissionalismo e o Rigor.

 

Lema: “ Juntos somos mais fortes”, tem vindo a ter no seu percurso, a preocupação constante de promover o bem-estar geral através de relacionamentos de próximidade junto da sua comunidade de atuação, dignificando os seus utentes, trabalhadores, associados e colaboradores diversos em ambientes saudáveis e de respeito mútuo.

 

Valências:

  • Pré-Escolar

A valência de Pré-Escolar do CSPB destina-se a acolher crianças com idades compreendidas entre os 3 e a idade de ingresso na escola primária. Nesta valência são trabalhadas, de acordo com a legislação vigente, as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar:

- Área da Formação Pessoal e Social (Relação Interpessoal, Autonomia Pessoal e Social, Educação Para os Valores);

- Área da Expressão e Comunicação (domínio das Expressões Motora, Dramática, Plástica, Musical, Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da Matemática);

- Área do Conhecimento do Mundo (Saberes Sociais e Saberes Científicos).

Esta resposta social tem capacidade para 66 crianças.

 

  • CATL

O centro de atividades de tempos livres proporciona às crianças experiências que contribuam para o seu crescimento enquanto pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual, e social.

O CATL tem capacidade para receber 60 crianças de 1º. Ciclo e 20 crianças do 2º. ciclo.

 

  • Creche

A Creche, inaugurada com instalações totalmente remodeladas ao abrigo do programa PARES III, encontra-se em funcionamento desde 2011 de acordo com o novo Protocolo de Cooperação que abrange 66 utentes, distribuídos da seguinte forma: 2 salas de berçário com capacidade para 8 crianças cada, dos 3 meses até à aquisição de marcha; 2 salas de atividades com capacidade para 10 crianças cada, desde a aquisição de marcha até aos 24 meses; 2 salas de atividades com capacidade para 15 crianças cada, dos 24 aos 36 meses.

Esta valência está em funcionamento num regime de horário alargado compreendido entre as 7h30 e as 19h, anualmente sujeito a autorização da tutela.

 

  • Centro Dia

Proporciona serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes, que com a idade vão sentindo dificuldades em fazê-los sozinhos, como cuidados de higiene, tratamento de roupas e confeções de refeições. O fomento das relações interpessoais são, também uma prioridade desta valência pois pretende - se combater o isolamento da pessoa idosa, criando dinâmicas que visem o relacionamento interpessoal, proporcionando sempre qualidade de vida, retardando a institucionalização do indivíduo. Funciona com 35 utentes.

 

  • Serviço de Apoio Domiciliário

Trata-se de um serviço prestado na própria casa do utente, que se desdobra em várias variantes apoiando nas tarefas da vida diária, as necessidades específicas de cada um, sempre na tentativa de contribuir para a sua autonomia e aumento do grau de independência. Os nossos serviços foram concebidos para ir de encontro às necessidades de quem não consegue lidar com as exigências da vida diária, mas que, com algum auxílio, adquirem uma melhor qualidade de vida. Uma vez que as necessidades dos utentes diferem de caso para caso, personalizámos os nossos serviços para satisfazer a diversidade de carências dos nossos utentes, por mais diferentes que sejam. Esta resposta tem capacidade para prestar este serviço a 55 Utentes em regime semanal, podendo ser alargado aos fins de semana e feriados.

 

  • Atendimento e Acompanhamento Social

Para apoio direto às pessoas mais carenciadas da freguesia de Paços de Brandão e de São Paio de Oleiros, intervindo socialmente junto dos indivíduos mais desfavorecidos numa óptica de redução/prevenção dos fenómenos de pobreza e exclusão social destes grupos mais vulneráveis

Foi pela atenção dada sobretudo aos problemas sociais e à comunidade, e o trabalho desenvolvido em conjunto com ela que nasceu o Centro social de Paços de Brandão e, também por isso o facto de ela ser reconhecida e manter relações privilegiadas com o tecido empresarial da região. Denota-se portanto, como uma instituição preocupada com a realidade local e intervém junto da mesma, numa perspetiva de melhoramento constante. Para que tal aconteça, preocupa-se em se manter atenta e com relações de proximidade com as outras entidades da região, acautelando que as suas respostas sociais vão sempre ao encontro da realidade local, articulando e desenvolvendo respostas adequadas à solicitação do meio.

Para além destas valências, o CSPB apresenta ainda outras atividades relevantes, trabalhando de forma abrangente e integrada, complementando a sua atividade através das parcerias formais e informais estabelecidas.

A sinergia sempre existente entre o CSPB e a comunidade envolvente está na base do crescimento e desenvolvimento desta Instituição. A forte participação da comunidade em atividades de representação do CSPB é prova disso mesmo.

Valências

CRECHE

Centro de Dia

ATL | Pré-Escolar

S.A.A.S

Sempre prontos para ajudá-lo - Contacte-nos