Serviço Atendimento e Acompanhamento Social
Para apoio direto às pessoas mais carenciadas da freguesia de Paços de Brandão e de São Paio de Oleiros, intervindo socialmente junto dos indivíduos mais desfavorecidos numa ótica de redução/prevenção dos fenómenos de pobreza e exclusão social destes grupos mais vulneráveis.
Foi pela atenção dada sobretudo aos problemas sociais e à comunidade, e o trabalho desenvolvido em conjunto com ela, que nasceu o Centro Social de Paços de Brandão e, também por isso o facto de ela ser reconhecida e manter relações privilegiadas com o tecido empresarial da região. Denota-se portanto, como uma instituição preocupada com a realidade local e intervém junto da mesma, numa perspetiva de melhoramento constante. Para que tal aconteça, preocupa-se em se manter atenta e com relações de proximidade com as outras entidades da região, acautelando que as suas respostas sociais vão sempre ao encontro da realidade local, articulando e desenvolvendo respostas adequadas à solicitação do meio.
Para além destas valências, o CSPB apresenta ainda outras atividades relevantes, trabalhando de forma abrangente e integrada, complementando a sua atividade através das parcerias formais e informais estabelecidas.
A sinergia sempre existente entre o CSPB e a comunidade envolvente está na base do crescimento e desenvolvimento desta instituição. A forte participação da comunidade em atividades de representação do CSPB é prova disso mesmo.
Rendimentos de Inserção Social
Decreto de Lei nº 13/2003 de 21 Maio – Rendimento Social de Inserção – É um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema, sendo constituído por: uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas, e um programa de inserção que integra um contrato (conjunto de ações estabelecido de acordo com as características e condições do agregado familiar do requerente da prestação, visando uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos seus membros.
Ação Social
Apoios no âmbito da Acão Social (renda, água, eletricidade, gás, medicação crónica, alimentação, etc) após entrega da docs obrigatória (ver Regulamento Interno) para avaliação do per capita do agregado familiar. Neste âmbito, a família celebra um AIS – Acordo de Intervenção Social – que visa estabelecer ações de intervenção social para a inserção social e comunitária das pessoas e famílias envolvidas e respetivas medidas de acompanhamento técnico – direitos e deveres e corresponsabilização das partes intervenientes, através da mobilização dos recursos que se revelem indispensáveis à concretização das ações delineadas.